A partir do avanço da tecnologia e da maior necessidade em alinhar a produção de alimentos com a sustentabilidade, a cadeia agropecuária em Santa Catarina elevou a necessidade de produzir mais prejudicando menos o meio ambiente.
Seja para respeitar a legislação ambiental ou mesmo para garantir a continuidade do negócio, os produtores nos últimos anos têm reforçado o uso de ferramentas como usinas fotovoltaicas para energia solar, máquinas menos poluentes e economia de recursos naturais.
Dados da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) mostram que 43% das propriedades rurais do estado tem algum tipo de geração de energia solar. E o número deve subir ainda mais nos próximos anos.
Ainda de acordo com a entidade, nos últimos anos, a busca por fontes de energia renováveis e menos poluentes não são apenas para cumprir uma "cota" de sustentabilidade, mas encontram também incentivos de financiamentos, com juros baixos para a aquisição.
No segundo episódio da série Agro 5.0, do Bom Dia Santa Catarina, são apresentados exemplos onde a produção de proteína animal encontra mais eficiência a partir técnicas de bem estar animal e ambiental.
Fonte: g1.globo.com
Comments