O Programa Viva Mulher da Rádio Mar Azul FM em parceria com a Casa lilás, abordou o tema na data de hoje (08/12), sobre a igualdade racial e as mulheres. As apresentadoras foram: Lourdes Góes, Lidiane Ramos, Salete Lopes convidadas Martír Silva e Antonia Araújo.
O feminismo reflete sobre a história da humanidade como sendo estruturada por relações de dominação, como o racismo, o colonialismo e a opressão da sexualidade. No Brasil, assim como em toda América Latina, temos uma formação social marcada pelo colonialismo e pelo racismo, que coexistem servindo de base para estruturar as relações capitalistas e aprofundando o patriarcado.
Uma das principais expressões das desigualdades raciais existentes no Brasil é a forte concentração dos índices de violência letal na população negra. Enquanto os jovens negros figuram como as principais vítimas de homicídios do país e as taxas de mortes de negros apresentam forte crescimento ao longo dos anos, entre os brancos os índices de mortalidade são muito menores quando comparados aos primeiros e, em muitos casos, apresentam redução.
O mundo muda quando a gente muda. Comecemos a mudança em nós, em nossos comportamentos, em nossos núcleos e grupos!! A igualdade é um compromisso de todos!!
コメント