Nesta segunda-feira (20/12), acontece no colégio Educandário Nossa Senhora dos Remédios, em Paracuru, o lançamento do livro de poemas "Dois Mil e Vinte - de fora para dentro". Ao longo do ano de 2020, em que tivemos que nos isolar por muitos meses, as escolas ficaram vazias. Durante o período mais crítico da pandemia, muitos desafios foram apresentados, principalmente em relação à educação. Veio então o ensino à distância, pelo computador ou celular, através da internet. A pesar de tudo, a vida escolar seguia. Foi neste contexto que surgiu, na turma de 8º ano, do colégio Educandário, a ideia de se trabalhar a literatura, não só através de leituras, mas da escrita. Coordenado pela professora Viviane Rodrigues, o projeto foi ganhando dimensões cada vez maiores e animadoras, o que levou a decidir-se, definitivamente, em transformar os poemas trabalhados nas aulas/oficinas em uma antologia poética.
Catorze estudantes mergulharam na aventura mágica que é a produção literária através do texto em verso. "A construção dos poemas com correções, orientações e sugestões foram longos meses de amadurecimento. 2021 chegou com a esperança de ser um ano melhor e menos doloroso, mas logo nos primeiros meses vimos que ainda não estávamos prontos para voltar à vida "normal". Neste novo ano, quatorze alunos ainda permaneceram com a mesma vontade, escrever sobre seus pensamentos, materializar em palavras seus sentimentos que se traduziam em angústias, dúvidas, medos, anseios, revoltas...mas, também, buscavam mostrar suas alegrias, saudades, seus amores", conta-nos a professora Viviane, que acompanhou todo o processo de criação desta belíssima obra literária.
Mesmo imersos num tempo e momentos históricos, cada estudante trouxe para as páginas do seu caderno de poesia variados temas caros aos seres humanos: a saudade, a perda, a esperança, a amizade, a incerteza frente às adversidades; a solidão, o medo, o amor, a paixão, a utopia, a vida. Não obstante, podemos falar da assinatura de um pacto com a beleza por parte de cada estudante, um pacto como forma de resistência frente a tempos sombrios e turbulentos os quais a humanidade se viu convocada a encarar. Com versos simples, mas de intensa profundidade, cada poema desta antologia nos toca e acende em nós alegrias e reflexões; são capazes de nos fazer pensar a vida e o nosso lugar no mundo. Nisso está a poesia: no quadro que se pinta, na canção que se canta, da dança que se dança, na escultura que se constrói, na palavra que se faz poema.
Assim, estes poemas – traçados a quatorze mãos – revelam a sensibilidade de cada autor/a frente ao mundo, buscando traduzi-lo ao lançar mão de sinestesias, onde o brilho natural da vida jamais perde sua aura frente ao caos. A vida é solar, e o sol da esperança a tudo entinta com o seu mágico pincel "fluorescente". E essa fluorescência pode ser percebida quando, olhando para si mesmo/a, a solidão vira solitude, que pode ser traduzido como um caminho de luz, conexão consigo mesmo, meditação, contemplação do belo. Tais poemas, portanto, são janelas abertas para a realidade; ou realidades lidas enquanto janelas se abriam para um poema. A realidade do mundo vem e adentra cada texto, filtrada pela experiência de leitura, de aprendizagem, de desafios vividos por cada estudante.
LIVRO: Dois mil e vinte – de fora para dentro (antologia poética)
LANÇAMENTO: 20 de dezembro
LOCAL: Educandário Nossa Senhora dos Remédios
AUTORES/AS: Ana Lya, Andrei Sobreira, Bianca Lyvia, Breno Mendes, César Augusto, Geovana Gabrielly, Ithalo Sávio, Joyce Castro Kauan Lima, Lívia Nara, Maria Isolda, Paula Beatriz, Rayssa Albuquerque, Sthefany Abreu
COORDENAÇÃO DO PROJETO: Viviane Rodrigues
REVISÃO DE TEXTOS: João Silveira Santos
Comments