Ouvir o canto dos pássaros e vê-los voando ou pousados em árvores melhora o humor e a saúde mental e torna esses benefícios mais duradouros, segundo novo estudo britânico publicado na Nature no fim de outubro. Pesquisadores do King's College London usaram o app Urban Mind para coletar as impressões e sensações anotadas por 1.292 participantes entre abril de 2018 e outubro de 2021. Três vezes por dia, cada participante assinalava se podia ou não, naquele momento, ver ou ouvir o canto de pássaros, e em seguida respondia questões sobre seu bem-estar mental. O resultado mostrou que o contato com os passarinhos faz com que o bem-estar dure por até 8 horas.
Para quem pratica atividades físicas ao ar livre, essa é uma ótima notícia. Afinal, a prática de exercícios físicos, em si, já contribui para a saúde mental. Se essa prática for acompanhada pelo canto ou a visão de pássaros, o benefício pode ser duplo. E pode ainda ser um incentivo para os sedentários colocarem algumas caminhadas ao ar livre na rotina, especialmente em praças, parques e trajetos arborizados, onde a presença de pássaros é maior.
Segundo a psicóloga Renata de Azevedo, o contato com os pássaros e com o seu canto possivelmente libera neurotransmissores ligados às sensações de prazer e bem-estar, como a dopamina, serotonina e a endorfina.
- A tendência é que a pessoa saia do estresse, desfoque da ansiedade, dos problemas que ela está passando e vivendo, se desligue um pouco. E que foque no momento presente, foque no no que ela está vendo, ouvindo e vivenciando de agradável, pensando em coisas positivas ao invés de coisas negativas que estavam gerando esse estresse - comenta ela, que aponta benefícios do convívio com a natureza e geral e com os pássaros em particular para a saúde mental:
Redução do estresse;
Maior contato com o momento presente;
Maior conexão com você mesmo;
Diminuição da ansiedade.
Além de um estímulo para a atividade física ao ar livre, o estudo é um incentivo também para a cobrança pela preservação de áreas verdes nas cidades, o que contribui ainda para a qualidade do ar que respiramos.
Por que incluir o exercício ao ar livre na rotina
O personal trainer Matheus Sarria comenta que muitas pessoas ainda acreditam que somente a academia de ginástica pode proporcionar um corpo bonito e saudável, quando atividades ao ar livre também proporcionam resultados incríveis no corpo. Quase todos os exercícios de academia podem ser adaptados para fazer apenas com o peso do corpo. Por isso, com o dia a dia de trabalho excessivo, estresse alto e rotina cansativa, a procura por atividades físicas ao ar livre vem aumentando. Afinal, elas:
Aumentam o bem-estar;
Ajudam a prevenir depressão e estresse;
Elevam a produção de endorfina no corpo;
Melhoram autoestima;
Proporcionam luz natural, o que contribui para a manutenção do ritmo circadiano e para a síntese de vitamina D;
Podem ser mais econômicas para o bolso;
Retardam o processo de envelhecimento;
Melhoram a imunidade;
Deixam o corpo mais funcional para o dia a dia;
Aumentam força, resistência e capacidades cardiorrespiratória e muscular.
De caminhada, corrida, alongamento e ciclismo a dança e skate, tudo contribui para a saúde, passando por futebol, yoga e até mesmo passear com animais - o que, afinal, é uma bela caminhada com a melhor companhia. O importante é escolher uma atividade que dê prazer. E dá até para incluir exercícios funcionais, que simulam a nossa rotina diária, como agachamentos em bancos, flexões, abdominais, pranchas, puxadas e empurradas.
Fonte:ge.globo
Comentarios